Como compreender seu comportamento, sentimentos e o seu relacionamento com seus familiares, nos ajuda a resolver os problemas do dia a dia.

Trata-se de uma abordagem fenomenológica terapêutica, fundamentada nas descobertas do alemão Bert Hellinger, que nasceu em 1925, na Alemanha, tendo formação em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como membro de uma ordem de missionários católicos, estudou e posteriormente, aprofundou seus estudos e pesquisas tornando-se psicanalista e, por meio da dinâmica de Grupos, da Terapia Primal, da Análise Transacional, de diversos métodos hipnoterapêuticos e demais técnicas, desenvolveu sua própria Terapia Sistêmica e Familiar a qual denominou: Familienstellen (respectivamente: “Colocação do Familiar”, traduzido para: Constelações Familiares, no Brasil).

É uma técnica que permite tornar visível o que está oculto em nossa família de origem, ensina a integrar e compreender internamente fatos e sentimentos que ainda nos impede de seguirmos a vida adiante com tranquilidade e leveza. Trata-se, portanto, de um método terapêutico que está a serviço da reconciliação.

Quando olhamos para nossa família e seus componentes, quando observamos nossos comportamentos e aquilo que, muitas vezes, achamos estranho em nós e nos outros, ficamos a perguntar: Por que somos assim? Hellinger, entende que a família atual é espelho da família de origem. Esse é um pensamento sistêmico, tudo está interligado e dessa forma, possuímos uma pseudoliberdade, pois existe um vínculo muito forte e leal que leva a repetição de padrões e conexões.

Buscamos sempre pertencer e para que isso se concretize, somos capazes de tudo, inclusive buscar o pertencimento através de sintomas, doenças, comportamentos disfuncionais ou até mesmo da morte.

arvore

O trabalho de Constelações Familiares pode ser desenvolvido individualmente (consultório) ou em grupo. Individualmente, o cliente traz um tema pessoal em que o constelador pode trabalhar com bonecos para representar papéis da situação em questão, ou o constelador pode trabalhar sem nenhum recurso externo onde ele próprio e o cliente podem representar os papéis dentro da constelação. Em grupo, o cliente também traz um tema que depois de abordado, o constelador ou o próprio cliente escolhem pessoas desconhecidas para representar os papéis da situação.

Podem ser trabalhados problemas familiares, aspectos da personalidade, sensações de exclusão, angústias, inseguranças, problemas que ocorrem regularmente numa família, decisões, mortes, suicídios, doenças, desaparecimentos, alcoolismo, drogas, problemas financeiros, falência, vida profissional, ou qualquer problema que o indivíduo sente que o impede de seguir seu próprio rumo.

Gislaine Rocha Weber

Gis

Psicóloga Clinica, Pós- Graduada em psicologia da Adolescência, Especialização em Psicologia Transpessoal, Hipnose Eriksoniana, Hipnose Condicionativa, Consteladora Familiar e Terapeuta Thetahealing pelo THInK® – EUA.

 

E-mail: psiconstelacao@gmail.com
Fones: (54) 3223 9909 ou 3027 2929
Cel.: (54) 99181 7821
Fanpage: Gislaine Rocha Weber