Tem sensação melhor do que vestir um aconchegante e confortável jeans? Quando a gente pensa em jeans, nossa memória nos remete às experiências que tivemos anteriormente, na maioria das vezes boas, uma vez que a calça jeans é a peça mais usada e adorada do mundo – um verdadeiro ícone da moda.
No entanto, não podemos mais buscar unicamente na memória algo que traduza as calças jeans dos últimos lançamentos. A indústria têxtil evoluiu muito e a cada coleção oferece verdadeiras inovações que estão relacionadas à criação de novos fios e à forma como eles são entrelaçados, proporcionando inúmeros benefícios. Conheça alguns deles:
Tecidos com memória, também conhecidos como perfectfit – não deformam e não laceiam com o uso, possuem alto controle de recuperação do stretch.
EstéticCare – tecidos construídos com fio Emanaque, através dos raios infravermelhos, ativam a microcirculação e reduzem os sinais de celulite.
Tecnologia Hiperflex – fios tramados com muito elastano, que podem ter elasticidade longitudinal, transversal ou dupla (bielásticos).
Denin malha, também chamado de jeans moletom – a aparência é de calça jeans, mas é moletom, proporcionando conforto e maciez.
Tecidos com toque peletizado – com fios penteados e viscose na trama, proporcionando qualidade superior no toque acetinado.
Coloração Ever Black Reativo – modelo que preserva a tonalidade original da peça, sem desbotar, além de ser repelente a pelos e fiapos.
Branco impermeabilizado – tecido impermeável a líquido e sujeira, sem perder a maciez.
Além da evolução têxtil, as confecções têm aprimorado as modelagens e as lavagens,oferecendo shapes apropriados para cada tipo de corpo e variação de gosto: para valorizar o bumbum, outras que diminuem o quadril, para disfarçar a barriga, para modelar a cintura, com perna flare, super flare, boot cut, reta, skinny, leg jeans, cintura intermediária, alta e superalta, comprimento longo ao cropped, enfim, tem modelagens para múltiplas necessidades e desejos.
Uma calça jeans premium passa, em média, por mais de dez processos de fabricação, desde a criação até as lavagens, ou seja, são muitas etapas até ser disponibilizada para o consumo.
E quando a calça jeans é disponibilizada para o consumidor final, ainda é preciso comunicar o quanto a produção deste jeans foi sustentável. Sim! O consumidor quer saber se o produto adquirido respeita o meio ambiente, se é eco-friendly. Por esse motivo as empresas investiram e inovaram também nos processos produtivos: em lavagens com tinturas menos poluentes e que necessitam de menor quantidade de água, em máquinas e sistemas que possibilitam o corte do tecido de forma a otimizar o seu aproveitamento, diminuindo os resíduos e desperdícios, entre outros.
Você está surpresa com tanta inovação? Isso não significa que as evoluções estão esgotadas. Pelo contrário! O mercado sinaliza para uma mudança contínua. Prepare-se para, dentro de algum tempo, comprar uma calça jeans com tecido termorregulador, que equilibra a temperatura corporal através de sensores, ou produzida com tecido interativo que possa orientar você durante um deslocamento. ou até mesmo uma calça que tenha sido impressa numa impressora 3D.
O mundo está mudando através das inovações que são e estão acessíveis para muitos. Com tantas inovações, a calça jeans, uma peça considerada “rainha do guarda-roupa”, vai estar com este posto garantido por muito e muito tempo. Ainda bem!
Lakchmi Posser – Diretora de Compras Pole Modas.
Deixe uma resposta