Alguns tipos de quimioterapia e radioterapia podem afetar a quantidade e qualidade dos óvulos. Consequentemente, as mulheres que passaram por tratamento de câncer podem enfrentar dificuldades para engravidar.
Uma alternativa é preservar a fertilidade por meio do congelamento de óvulos, o que aumenta as chances de se tornarem mães após o tratamento da doença.
O procedimento de congelamento de óvulos, nestes casos, deve iniciar antes do tratamento oncológico. As pacientes são submetidas a uma medicação hormonal para “amadurecer” o maior número de óvulos possível, que são coletados por punção (com sedação) e, posteriormente, congelados.
Buscando auxiliar essas pacientes a preservar sua fertilidade, o Conception Centro de Reprodução Humana de Caxias do Sul integrou o Programa Proteger, um projeto nacional de responsabilidade social da Ferring Pharmaceuticals onde essas mulheres recebem a medicação necessária para realizar a coleta dos óvulos de forma gratuita. O tipo de medicação é definido de acordo com as características do tumor. Dependendo do tipo do câncer, o projeto pode subsidiar até 100% dos medicamentos necessários para o congelamento dos óvulos, reduzindo o valor do procedimento para aproximadamente metade do custo total.
Para se beneficiar do Proteger, as pacientes precisam ter entre 18 e 40 anos, residência fixa no Brasil e diagnóstico de câncer estabelecido, além de não terem começado o tratamento oncológico ou realizado quimioterapia nos últimos seis meses. O encaminhamento para o Conception deve ser feito pelo médico oncologista.
Deixe uma resposta