Mãe é palavra poderosa que toca qualquer um. É sinônimo de amor forte e incondicional. Um amor que não se baseia no sangue que se tem em comum, mas na afeição que se desenvolve no coração. É uma ligação que não se explica em palavras, mas que se demonstra em sentimentos.
O Dia das Mães é comemorado em todo segundo domingo de maio desde 1914. A história dessa data está relacionada com a figura de Anne Jarvis.
É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho, consideração pelas genitoras. Desde a Idade Antiga há relatos de rituais e festivais em torno de figuras mitológicas maternas e de fenômenos como a fertilidade. Na Idade Média, havia também muitas referências a respeito da figura da Mãe, sobretudo o simbolismo judaico-cristão com as figuras de Eva e Maria.
Mas foi apenas no início do século XX que as mães passaram a ter um dia oficial para serem homenageadas. A escolha da data (todo segundo domingo de maio) remete à história da americana Anna Jarvis que em maio de 1905, perdeu sua mãe e diante do sofrimento e da dor que sentiu, decidiu organizar com a ajuda de outras moças um dia especial para homenagear todas as mães e para ensinar às crianças a importância da figura materna.
Nos dias de hoje devido a vários motivos, como por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho a família passou a dividir a função na educação dos filhos e a escola acabou se tornando uma das instituições sociais de maior importância em mediar esta relação entre indivíduo e sociedade caracterizando a transmissão cultural, de valores morais, de comportamento e socialização.
A mulher acabou se empoderando de várias funções e ao mesmo tempo e se tornando líder, não só em sua casa, mas em outras instituições.
O empoderamento está presente em grandes ações, como por exemplo, quando empresas decidem seguir uma política interna de equidade entre gêneros e a quebra de preconceitos contra as mulheres que são mães, que têm seus filhos e que precisam trabalhar e precisam garantir os seus diretos enquanto mulher e mães.
Você que é mulher e mãe, pode aplicar o empoderamento na sua própria vida, trabalhando a sua confiança, e assim fortalecendo e tendo ambições para seguir os seus próprios sonhos.
Na campanha da Pole Modas para o dia das mães, “Mãe, amor #semfiltro”, clientes da loja e seus filhotes posaram mostrando toda a beleza que há em gerar uma vida, e ser responsável por um ser que nos ensina e nos motiva todos os dias! Para a campanha, também tivemos diversas parcerias, como a Greice Araújo Fotografias para os clicks das mamães e seus filhos.
Loja do Iguatemi + Loja Infantil Milon
Loja Treze de Maio + Escolinha Tre Bambine
Loja Centro + Pinoti Store
Loja São Pelegrino + Escolinha Comecinho de Vida + Loja Infantil Toco de Gente
Todas as fotos se encontram na página da Pole Modas no Facebook.
Texto do dia das mães:
Neusa Cristina Smaniotto – Psicóloga Clínica Casal, Família e Individual
Fone: (54) 999619444
E-mail: necristina@terra.com.br
Deixe uma resposta