Educar nossos filhos é um desafio constante. Quando achamos que conseguimos entender o que está acontecendo e como podemos reagir, nossos filhos mudam de fase e lá vamos nós começar tudo de novo, aprender novamente.
São muitos nossos questionamentos: será que estou agindo corretamente, o que deve ser negado ou não, como lidar com os enfrentamentos cada vez mais frequentes. Enfrentar as diferenças e resolver os conflitos é um processo contínuo que exige tanto dos pais como dos filhos.
Repetição e paciência são virtudes de um bom educador assim como impor limites é demonstrar amor, atenção e carinho, proteger as crianças das armadilhas da convivência. Impor limites é algo essencial para a estruturação da personalidade de nossos filhos.
E a forma mais saudável dos pais conseguirem colocar limites, sem agressões, sem serem muitos permissivos ou autoritários são os combinados.
O combinado é um trunfo que quem educa tem nas mãos e exige que seja antevisto o comportamento indesejado. É uma construção, demanda tempo para ser assimilado pela criança, mas a longo prazo, acaba com birras e estresse para ambos os lados, substituindo castigos e punições. Crianças desde muito cedo são capazes de compreender regras e estabelecer compromissos. O combinado auxilia na formação pessoal e social e no desenvolvimento da autonomia da criança, porque por meio dele ela aprende a se expressar através da fala, a negociar, a lidar com conflitos e a trabalhar seus próprios limites.
Por outro lado, a criança se sente honrada por ser ouvida, por poder falar sobre suas necessidades e ser respeitada. Justamente por isso se sente comprometida em fazer dar certo o que foi combinado. A criança é muito inteligente e capaz de realizar grandes combinados.
Então vamos colocar em prática?
Quer saber mais sobre os combinados e como fazer? Receba grátis o e-book “Faça combinados com seu filho e tenham dias melhores. ” É só mandar um e-mail para simonekidcoach@gmail.com
Simone Vanni – Coach de pais e filhos.
Deixe uma resposta